Governo americano libera, 10 anos depois, vídeo mais nítido do 11 de setembro

Imagens foram confiscadas pelo FBI no dia da tragédia e ficaram guardadas por mais de uma década

As cenas são assustadoramente nítidas. Foram capturadas por Jim Huibregtse que estava no pátio da Independence School, o material foi prontamente confiscado pelo FBI e mantido em segredo durante anos.

Graças a uma solicitação FOIA (Freedom of Information Act/Ato de Liberdade da Informação), um mecanismo do governo americano pelo qual os cidadãos podem forçar o governo legalmente a liberar informação classificada, o vídeo foi revelado ao público.

As cenas mostram o colapso das torres, pessoas se jogando e caças da Força Aérea Americana sobrevoando Nova York com ordens para derrubar qualquer aeronave não governamental. O vídeo tem quase 26 minutos, já foi visto por 2,3 milhões de pessoas e é um documento vivo de um dos episódios mais dramáticos da história contemporânea. Confira:

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário