Haddad deve ser intimado a depor sobre caixa 2, diz PF

Em entrevista para detalhar os resultados da Operação Cifra Oculta, desdobramento da Lava Jato em São Paulo deflagrado nesta quinta-feira, o delegado da PF Rodrigo de Campos afirmou que vai pedir o depoimento do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) no inquérito que apura pagamentos de caixa 2 à sua campanha em 2012.  Segundo o delegado, a operação de hoje foi feita para procurar provas que pudessem confirmar o que foi relatado na delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, da UTC. A partir de agora, a PF irá centrar a apuração na responsabilidade de cada investigado.

No acordo de delação firmado com o Ministério Público Federal de Curitiba, Pessoa relatou ter sido procurado, em 2013, por João Vaccari Neto, então tesoureiro do PT, para que a UTC saldasse dívidas da campanha de Haddad com gráficas que prestaram serviços à campanha no valor de 3 milhões de reais. A  empreiteira aceitou pagar 2,6 milhões de reais, que teriam sido repassados às empresas por meio do partido e do doleiro Alberto Yousseff.

A Polícia Federal considera prematuro dizer se Haddad tinha conhecimento da negociação, mas que “com certeza” ele terá que prestar esclarecimentos a respeito. O pagamento teria sido feito às gráficas Souza e Souza e Axis, ligadas ao ex-deputado Francisco Carlos de Souza (PT). A PF chegou a pedir a prisão de Souza, mas a Justiça negou o mandado.

O valor é muito superior ao que a campanha de Haddad declarou ter pago a outras duas empresas, a LWC e a Candido de Oliveira, pelo mesmo serviço. Estas gráficas teriam recebido, declaradamente, 354.000 e 252.000 reais pelo serviço, respectivamente.

Ainda não está descartada a tese de que esse valor de caixa 2 tenha sido repassado posteriormente para outras pessoas, mas isso ainda não está confirmado.

Nesta quinta-feira, a PF cumpriu nove mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Eleitoral de São Paulo. Os alvos foram as sedes das empresas e as residências dos seus responsáveis.

Fonte: veja.com

Anúncios
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário