Jorge Viana diz que pode suspender votação sobre PEC do Teto

No entanto, publicamente, Viana declarou que não iria “se precipitar”

Em reunião na casa do presidente afastado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o interino no cargo, Jorge Viana (PT-AC), disse que pode suspender a pauta de votação de projetos de interesse do Palácio do Planalto. Entre eles, estaria o segundo turno da PEC do teto, segundo o jornal O Globo.

No entanto, publicamente, Viana declarou que não iria “se precipitar”. Ele assumiu interinamente a presidência do Senado na segunda-feira, depois de decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello de afastar Renan do cargo. Há expectativa de que o STF julgue o mérito na quarta-feira e confirme, ou não, a saída de Renan.

No encontro — onde estavam também o líder da bancada do PMDB, Eunício Oliveira (CE), e o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR) —, Viana indicou que pode manter a previsão de votações até o plenário do STF deliberar sobre a liminar, segundo a Folha de S. Paulo. Porém, caso se confirme o afastamento do peemedebista, o interino apontou que ficaria “muito difícil” privilegiar uma agenda de interesse do presidente Michel Temer (PMDB), chamado de “golpista” pelo PT.

O governo federal teme uma reviravolta política com o afastamento de Renan. Nos planos do Planalto, estava aprovar a PEC do teto na próxima terça-feira. Na noite de segunda-feira, Renan recusou-se a assinar a notificação da liminar e a definiu como “retaliação” do Judiciário.

O afastamento acontece em meio a uma crise institucional entre Judiciário e Legislativo, aprofundada com a aprovação de um pacote anticorrupção na Câmara dos Deputados que modificou medidas apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF).

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário