No entanto, publicamente, Viana declarou que não iria “se precipitar”

Em reunião na casa do presidente afastado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o interino no cargo, Jorge Viana (PT-AC), disse que pode suspender a pauta de votação de projetos de interesse do Palácio do Planalto. Entre eles, estaria o segundo turno da PEC do teto, segundo o jornal O Globo.

No entanto, publicamente, Viana declarou que não iria “se precipitar”. Ele assumiu interinamente a presidência do Senado na segunda-feira, depois de decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello de afastar Renan do cargo. Há expectativa de que o STF julgue o mérito na quarta-feira e confirme, ou não, a saída de Renan.

No encontro — onde estavam também o líder da bancada do PMDB, Eunício Oliveira (CE), e o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR) —, Viana indicou que pode manter a previsão de votações até o plenário do STF deliberar sobre a liminar, segundo a Folha de S. Paulo. Porém, caso se confirme o afastamento do peemedebista, o interino apontou que ficaria “muito difícil” privilegiar uma agenda de interesse do presidente Michel Temer (PMDB), chamado de “golpista” pelo PT.

O governo federal teme uma reviravolta política com o afastamento de Renan. Nos planos do Planalto, estava aprovar a PEC do teto na próxima terça-feira. Na noite de segunda-feira, Renan recusou-se a assinar a notificação da liminar e a definiu como “retaliação” do Judiciário.

O afastamento acontece em meio a uma crise institucional entre Judiciário e Legislativo, aprofundada com a aprovação de um pacote anticorrupção na Câmara dos Deputados que modificou medidas apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF).

Alan Alex

Alan Alex

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *