Morre no Rio o ex-governador de Rondônia Jerônimo Santana

Faleceu nesta quinta-feira, 11, o ex-governador de Rondônia Jerônimo Garcia de Santana, natural do estado de Goiás que militou na política rondoniense durante mais de trinta anos tendo sido eleito prefeito de Porto Velho em 1985 e governador de Rondônia em 1986. Filho de Lúcio Garcia Santana e Julieta Vilela Veloso, era advogado formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1963.

Após militar no Movimento Revolucionário Oito de Outubro ingressou no MDB sendo eleito deputado federal em 1970, 1974 e 1978. Com a reforma partidária efetuada no governo João Figueiredo ingressou no PMDB e foi candidato a senador em 1982 sendo derrotado, porém, pela votação maciça dos nomes do PDS.

Eleito prefeito de Porto Velho em 15 de novembro de 1985 e empossado no primeiro dia do ano seguinte, renunciou ao cargo em maio de 1986 a fim de disputar as eleições de novembro nas quais foi eleito governador de Rondônia. Tendo cumprido integralmente o seu mandato tentou retornar à política como candidato a governador pelo PPR em 1994 e deputado federal pelo PFL em 1998, porém não obteve êxito.

Ele havia se mudado para Brasília há anos. Morreu em um hospital na cidade do Rio de Janeiro de insuficiência respiratória, em decorrência de sérios problemas de saúde.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário