MST ocupa prédio público em Brasília e reivindica regularização de acampamentos

O MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ocupou, nesta segunda-feira (16), a sede da Terracap em Brasília. O movimento reivindica a regularização de três acampamentos no Distrito Federal.

Em todo país, teve início, nesta segunda-feira, a Jornada Nacional de Lutas de Outubro. O dia de hoje está destinado às pautas e reivindicações locais. No Distrito Federal, as reivindicações são de regularização de acampamentos e perícia de áreas públicas que, segundo o movimento, deveriam ser destinadas à reforma agrária, e implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável. A líder do MST no DF, Edneide Rocha, explica a ação local.

O presidente da Terracap, Júlio César Reis, e o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Lúcio Valadão, chegaram ao prédio ocupado por volta das 10h da manhã e seguem em negociações. O secretário Lúcio Valadão falou que o diálogo com os movimentos sociais é permanente e que não via maiores problemas na negociação.

A partir desta terça-feira (17), a Jornada Nacional de Lutas de Outubro fará ações nacionais unificadas com outros movimentos de luta pela terra que compõem a Via Campesina e prometem reivindicar mais investimentos para a reforma agrária, conforme explica Edneide Rocha.

As mobilizações ainda fazem parte da Semana Mundial da Alimentação Sustentável e, segundo o MST, o pequeno produtor é responsável por 70% da produção de alimentos que chega à mesa dos brasileiros.

Fonte: agenciabrasil

Anúncios
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário