Novo ministro da Fazenda pode ser anunciado ainda hoje

Interlocutores do Planalto afirmam que o novo ministro da Fazenda pode ser anunciado ainda nesta sexta-feira. Por enquanto, o mais cotado para substituir Joaquim Levy continua sendo o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, diante da dificuldade do governo em encontrar alguém no mercado.

Nesta sexta-feira, o nome do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, foi incluído na lista de possíveis nomos para assumir a Fazenda. Ele chegou a brincar, confirmando que o nome dele vinha circulando como possível substituto de Joaquim Levy. No entanto, depois se reunir com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, informou via assessoria de imprensa que não será ele.

A coluna de Lauro Jardim no GLOBO publicou que a chance de Barbosa suceder Levy é, de zero a dez, nove. Ele é um dos nomes que sempre aparecem na lista de apostas para ocupar um cargo importante na equipe econômica da presidente Dilma Rousseff. Ele assumiu a pasta do Planejamento no dia 1º de janeiro deste ano, no início do segundo mandato da presidente. Embora não seja filiado ao PT, ele trabalhou no comitê de reeleição do presidente Lula e ajudou a formular o programa econômico da primeira campanha presidencial de Dilma.

Defensor de ideias desenvolvimentistas, Barbosa trabalhou no Ministério da Fazenda de 2006 a 2013 onde comandou as secretarias de Acompanhamento Econômico, de Política Econômica e Executiva. O economista ajudou a elaborar as medidas que o governo adotou para combater a crise internacional, a partir de 2008, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, passou a manhã desta sexta-feira driblando perguntas dos jornalistas sobre sua permanência no cargo. Num café da manhã oferecido à imprensa, ele fez um balanço de seu trabalho à frente da Fazenda em 2015, mas fugiu de responder diretamente aos mais de dez questionamentos que lhe foram feitos sobre quando deixará o posto.

 

Anúncios
Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário