Coluna - "Nunca me procuraram", diz Marcos Rogério sobre Luana Rocha ser sua vice em 2026
União Brasil funde com PP e comando da legenda em Rondônia pode cair no colo de Maurício Carvalho; Famílias recebem chaves de residencial do MCMV; Contagem de prazo da Ficha Limpa deve passar
Vai passar
O senado está debatendo mudanças no novo Código Eleitoral, uma mini-reforma que aborda pontos importantes, entre eles a quarentena de ‘agentes da lei', que os senadores querem aumentar para quatro anos, o ponto principal da discórdia. Já a questão do prazo de inelegibilidade, deve passar sem grandes problemas, e possivelmente garanta a Ivo Cassol a possibilidade de disputar o governo em 2026. A mudança deve uniformizar o prazo de inelegibilidade em até oito anos, contados a partir da decisão que aplicou a sanção, e não mais do fim do mandato ou da pena, como ocorre em alguns casos atualmente. A contagem passaria a valer a partir de 1º de janeiro do ano seguinte à decisão, em vez da data da eleição em que o crime foi praticado.
Resolvido
O problema dos agentes da lei, certamente os demais destaques devem ser aprovados sem grandes debates, afinal, dezenas de políticos estão na mesma situação e já é praticamente um consenso que da forma como está, a lei praticamente tira da vida pública grande parte dos políticos com problemas judiciais. Como alguns dependem dessa aprovação até mesmo para disputar a reeleição em 2026, esse tema não será visto como eventual empecilho.
Minha Casa Minha Vida
Nesta quinta-feira, 23, o ministro das Cidades Jader Filho fez a entrega de 304 chaves do residencial Porto Fino, em Porto Velho. No evento, Léo Moraes e Confúcio Moura. O prefeito de Porto Velho foi enfático ao desfazer a polarização, “aqui não há dinheiro de A ou de B, mas do povo de Porto Velho", declarou durante a solenidade. A secretária estadual desenvolvimento social, Luana Rocha, representando o governador Marcos Rocha, igualmente agradeceu pela entrega dos imóveis do Porto Fino: “Entregar uma casa é dar dignidade e abrigo seguro à pessoa, e quanto esse propósito é obtido com várias mãos unidas, as ações mais rapidamente vêm beneficiar a todos.”
Desde 2013
A contratação original do empreendimento aconteceu em 2013, pelo Minha Casa Minha Vida. No mapeamento das famílias, a prefeitura deu preferência às que ocupavam margens de canais e outras áreas de risco, locais sempre insalubres. A paralisação da obra acarretou atraso no encaminhamento da documentação de diversas famílias, porém, após a retomada, elas deram início ao cumprimento das orientações da Caixa Econômica para atualização de cadastro.
Apareceu
Quem esteve por lá, foi o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho que foi chamado ao palco pelo ministro, e ao lado de Inês Magalhães (Caixa Econômica Federal) disse: “Este sonho aqui começou com eles dois.”
Alguns links importantes desta quinta-feira…
Federação
PP e União Brasil anunciaram a formação de uma federação para disputar as eleições de 2026. Na fusão, o União ficou com o controle dos diretórios do Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia. Como quem vai comandar é o advogado Antônio Rueda, a probabilidade do UB cair nas mãos de Maurício Carvalho é real. Atualmente presidindo a Comissão de Educação da Câmara, o deputado rondoniense mantém estreitas relações com Rueda, e o partido, apesar de estar nas mãos do ex-Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, a mudança pode acontecer de uma hora para outra. Rueda e Ciro Nogueira ‘bateram o martelo’ em jantar na última quarta-feira.
Para onde ele for…
O secretário de Agricultura, Luiz Paulo, pretende disputar uma das oito vagas a deputado federal em 2026, mas disse que vai aguardar para onde vai o governador Marcos Rocha, que está em busca de uma legenda. Esse é um dos grandes desafios que o Chefe da Casa Civil, Elias Rezende tem pela frente, fazer a articulação para conseguir um partido que garanta a vaga de senador a Marcos Rocha. Luiz Paulo disse que ‘vai para onde o governador for'…
"Nunca me procuraram"
Em conversa com a coluna nesta quinta-feira, o senador Marcos Rogério afirmou que nunca foi procurado ou sequer ‘sentou para conversar’ sobre a possibilidade de Luana Rocha, primeira dama do Estado, ser sua candidata a vice em 2026. O senador está na Argentina participando de um evento no parlamento daquele país e disse que ‘não sabe de onde partiu essa informação, “sem querer desmerecer, eu nunca troquei palavra com a primeira-dama. Nosso contato sempre foi em eventos, à distância, e realmente nunca foi conversado nada neste sentido, nem vagamente", disse. A informação passou a circular no estado nos últimos dias.
Cassiterita
A Polícia Militar apreendeu um caminhão transportando 13 toneladas de cassiterita ilegalmente na BR-364, em Porto Velho, durante a madrugada de quarta-feira (23). A carga ilegal, avaliada em R$ 1,5 milhão, foi descoberta após uma denúncia ao CIOP informando que o veículo estava sendo escoltado por duas caminhonetes, sendo que uma delas supostamente transportava uma arma de fogo. Durante a operação, quando os policiais chegaram ao local, conseguiram localizar uma das caminhonetes e, apesar de uma tentativa de fuga, quatro homens foram detidos. Os suspeitos confessaram que o transporte era ilegal e que o minério seria levado de Jaci-Paraná até Ariquemes, em Rondônia. O caso foi enquadrado no Artigo 44 da Lei de Crimes Ambientais, que trata da extração ilegal de recursos naturais em áreas protegidas.
Ainda a PM
O Tribunal de Contas está apurando o atraso no pagamento de diárias de policiais militares que participaram de operações em dezembro de 2024. O presidente da União dos Militares do Estado de Rondônia (UMIR), Valdinei Teixeira da Silva, apontou possíveis descumprimentos legais e prejuízos financeiros aos servidores da Polícia Militar (PMRO), gerando insatisfação na corporação. O Tribunal determinou que o Comandante Geral da PMRO, Cel. PM Régis Wellington Braguin Silvério, e a Controladora Interna, Ana Carolina Nogueira da Silva, sejam notificados para incluir, nos relatórios de gestão da Polícia Militar, registros analíticos das providências adotadas em relação às irregularidades apontadas.
Procurada
A Polícia Civil de Rondônia está procurando a dona da empresa Costa&Sá Consignado, Mylla Costa de Sá, por fraude financeira. De acordo com a polícia, ela teria provocado cerca de R4 4,5 milhões em prejuízos a clientes de sua empresa, através de empréstimos fraudulentos. Uma operação foi realizada em Porto Velho em dezembro do ano passado, para cumprir três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas, valores e bens dos investigados. Desde então, Mylla está foragida. Quem tiver informações sobre o paradeiro, pode avisar pelos números abaixo:
Por que é tão difícil decifrar o mistério genético do autismo
A compreensão genética do autismo evoluiu significativamente desde a década de 1940, quando teorias equivocadas como a da "mãe-geladeira" dominavam o campo. Um marco importante ocorreu em 1977, quando um estudo com gêmeos identificou pela primeira vez o componente genético do autismo, mostrando que gêmeos idênticos têm mais de 90% de chance de compartilhar o diagnóstico. Atualmente, cientistas identificaram cerca de 100 genes em que mutações podem causar autismo, sendo que variações "superfortes" são responsáveis por até 20% dos casos. No entanto, a maioria dos casos de autismo resulta da combinação de centenas ou milhares de variantes genéticas comuns herdadas dos pais, que individualmente têm efeito insignificante, mas juntas impactam significativamente o desenvolvimento neurológico. Esta complexidade genética, somada a fatores ambientais, torna o autismo um espectro muito amplo, variando desde pessoas com graves deficiências até outras com características que consideram parte de sua identidade. Isso gera debates importantes na comunidade científica e entre ativistas sobre como abordar a pesquisa genética e possíveis tratamentos, especialmente considerando preocupações éticas sobre o uso futuro dessas informações.