“Pai” do Zé Carioca, ilustrador Renato Canini morre aos 77 anos

O desenhista gaúcho Renato Canini, conhecido no Brasil por seu trabalho à frente da HQ do Zé Carioca, morreu aos 77 anos em Pelotas (RS) vítima de um mal súbito ainda não identificado, informou na noite desta quarta-feira (30) o Diário Popular de Pelotas.

De acordo com a publicação, Canini será enterrado nesta quinta-feira (31) às 16h, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, Capela B, em Pelotas.

zecarioca

Famoso por “abrasileirar” Zé Carioca, o ilustrador tirou o charuto, gravata e terno do personagem de Walt Disney na versão americana e o desenhou de camiseta enquanto trabalhou para a editora Abril. Em entrevista para um Blog  ainda este ano, o artista, que criou uma das imagens mais emblemáticas do malandro carioca, revelou que nunca visitara o Rio de Janeiro.

Dono de um traço bastante livre, Canini contou na ocasião que penou quando teve de se adaptar ao padrão rígido dos desenhos dos personagens Disney na época. “Era aquela disciplina. Tinha que ter cinco barbelinhas de um lado, cinco de outro, tinha que ficar contando”, lembra, referindo-se ao famoso papagaio criado por Walt Disney e sua equipe no início da década de 1940 após uma viagem ao Brasil, da qual resultado o desenho “Alô, Amigos”.

zecarioca2

Fonte: UOL

 

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário