Pesquisa aponta que 92,5% da população apóia mudança nas empresas de ônibus

Moradores de Porto Velho também questionam atrasos e acham que faltam carros

Porto Velho — PAINEL POLÍTICO foi às ruas para questionar a população da Capital sobre alguns serviços básicos que criaram polêmica [su_frame align=”right”] [/su_frame]nos últimos tempos na cidade, como coleta de lixo e transporte público. Foram feitas pesquisas em diversos bairros e zonas da cidade e a principal queixa da população, em todos os bairros é a falta de segurança. De 385 pessoas que responderam a pergunta sobre “quais os principais problemas de seu bairro”, 45,19% apontaram a falta de segurança como prioridade. Já 17,66% questionaram a falta de iluminação pública, que também é um fator que colabora para a insegurança. 12,46% apontaram a saúde como principal problema e 12,2% disseram que prefeririam asfalto.

Em relação ao transporte público, foram entrevistadas 476 pessoas e dessas, 92,85% disseram sim a mudança nas empresas que fazem o transporte coletivo na capital. 4,62% discordaram e 2,52% preferiram não responder. Em relação a quais as melhorias poderiam ser feitas, 464 pessoas responderam ao questionário e dessas, 88,79% disseram que precisariam de mais ônibus circulando nas ruas. 6,03% disseram que falta ar-condicionado e 5,17% apontaram a falta de terminais de integração.

Pergunta era, "você concorda com a mudança nas empresas de ônibus?
Pergunta era, “você concorda com a mudança nas empresas de ônibus?

Em relação as falhas do serviço de transporte coletivo urbano foram ouvidas 476 pessoas e a grande maioria, 84,87% apontaram os atrasos constantes nas linhas, 8,4% disseram que o serviço “é perfeito”, 4,2% declararam que os motoristas se recusam a entrar em determinados trechos e 2,52% disseram que as paradas são muito distantes.

Pergunta era, "quais melhorias podem ser implantadas no transporte público"?
Pergunta era, “quais melhorias podem ser implantadas no transporte público”?

Na pesquisa realizada nos dias 3, 7, 8, 9 e 10 de junho que ouviu moradores dos bairros, Ulisses, Mariana, Cidade Nova, Cidade do Lobo, Nacional,  Balsa, São Sebastião I e II, São Francisco, avenidas Jatuarana e  entorno, Castanheira, Caladinho, Costa e Silva, Aponiã, Nova Esperança e avenida 7 de Setembro, onde foram abordadas pessoas de diversas regiões, também foi feito questionamento sobre o serviço de coleta de lixo na cidade, que atualmente é realizado pela empresa Marquise. No quesito “problemas de seu bairro” o serviço é apontado por 2,59% dos 385 entrevistados. Na pergunta específica sobre “qual sua avaliação em relação a coleta de lixo, 476 pessoas responderam e dessas, 67.85% avaliaram como “boa” o serviço. 23.94% classificaram como “péssimo”, enquanto que 1,26% achou “ótimo”. 6,93% dos entrevistados preferiram não opinar sobre o assunto.

Avaliação sobre o serviço de coleta de lixo
Avaliação sobre o serviço de coleta de lixo

Na próxima semana a equipe de PAINEL POLÍTICO volta às ruas para uma nova pesquisa, em pontos diferentes da capital.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário