
Um avião da Air Canada evitou por pouco o que seria um desastre após quase ter pousado em uma pista que tinham outros quatro aviões enfileirados, em São Francisco (EUA), na última sexta-feira.
Seria, possivelmente, o maior acidente da história da aviação pelo número de aviões envolvidos, todos carregados com muito combustível e cheios de passageiros. Segundo a CBC, um comunicado da Federal Aviation Administration informou que o avião AC759 da Air Canadá, que vinha de Toronto, foi liberado pela torre de comando para aterrissar na pista 28R um pouco antes da meia-noite. “Entretanto, o piloto inesperadamente mudou para a pista de rodagem C, que é paralela à esta pista”, informou o mesmo comunicado.
“O controlador do tráfego aéreo teve de intervir. O avião acabou fazendo uma nova aproximação e aterrissou sem nenhum incidente”.
Em uma gravação de áudio das conversas entre o controle de tráfego aéreo e os pilotos, o piloto da Air Canada conta ao controle de tráfego aéreo que ele viu outras luzes na pista antes de ser informado que não existiam outros aviões na 28R.
The FAA is investigating a close call at San Francisco Int’l where an Air Canada flight nearly landed on a taxiway filled w/ passenger jets. pic.twitter.com/T0v2QTrb4k
— TODAY Graphics (@TODAYGraphics) 11 de julho de 2017
Quando o controle de tráfego aéreo percebeu que o avião foi se dirigindo para a pista de rodagem, ele rapidamente o direcionou para dar uma volta e se depois aproximar novamente.
Na gravação, um piloto da United Airlines aparece dizendo: “United One, Air Canada acabou de voar diretamente sobre nós”. Outra voz disse: “Onde está esse cara? Ele está na pista de rodagem”, demonstrando o susto com a situação.
A Air Canada afirma que está investigando o caso. “O voo AC759, de Toronto, preparavase para pousar em San Francisco na sextafeira, quando teve de voar no entorno do aeroporto.
A aeronave pousou sem incidentes. Estamos em investigação sobre as circunstâncias e ainda não há informações adicionais”, disse a empresa, em nota à CBC.