[COLUNA] – Hildon Chaves sonha com reeleição e governo, em 2022

Prefeito de Porto Velho que foi eleito sob grande expectativa vem atravessando momentos de baixa popularidade, mas acredita que obras de pavimentação a serem feitas a partir da estiagem vão garantir o resgate de sua imagem junto à população e com isso a reeleição ano que vem

A luta continua

A primeira rodada de negociações entre o governo e agentes penitenciários terminou em impasse, nesta segunda-feira, 21. O sindicato não aceitou a proposta de Marcos Rocha e o movimento segue nas unidades prisionais do Estado.

Curioso

No fim de semana o secretário-Chefe da Casa Civil Pedro Antônio Pimentel divulgou um vídeo falando sobre o veto do governo ao PCCS da categoria. Ele afirma que o projeto traria impactos para o Estado, em 2019 na ordem de 41 milhões e em 2022 em torno de 70 milhões. Ocorre que Pimentel integrava o governo de Confúcio Moura como secretário da Sepog e olha só, em novembro do ano passado foi signatário do acordo que ratificou o PCCS da categoria.

Traduzindo

Se ele sabia desse impacto quando o acordo foi feito, porque não se manifestou publicamente? Preferiu deixar o acordo ser feito em plena transição de governo. Ou o secretário foi irresponsável ou simplesmente agiu de má-fé.

Não foi bem assim

A vereadora Ada Dantas foi alvo de um banner que narrava, com uma foto sua ao fundo, o fato dela não ter conseguido fazer a prova da OAB no último domingo. A imagem dizia que ela “havia sido retirada à força” da sala onde faria a prova, e que ela teria se exaltado. Em contato com PAINEL POLÍTICO, o marido de Ada, Jesuíno Boabaid disse que a imagem é falsa (o texto era como se a vereadora estivesse fazendo um desabafo) e por isso eles havia registrado um boletim de ocorrência. Mas, a vereadora de fato não fez a prova. Testemunhas disseram que ela chegou atrasada (cerca de 15min) e conseguiu entrar na “camaradagem” de um fiscal. Outros que viram a cena foram até a sala e convidaram a vereadora a se retirar pois ela havia quebrado a regra. Ela não se manifestou nem reclamou, apenas saiu.

Só que a camaradagem

Vai custar um puxão de orelhas na pessoa que liberou a entrada da vereadora. A OAB vai abrir um procedimento para apurar a conduta. E Ada vai poder fazer a prova. Da próxima vez se chegar no horário…

Parou geral

A segunda-feira foi complicadíssima para quem utiliza o sistema coletivo de transporte urbano em Porto Velho. O dia começou com toda a frota parada, em uma ação ilegal do Consórcio SIM, responsável pelos ônibus na capital. A prefeitura ingressou na justiça para garantir pelo menos 70% da frota nas ruas e conseguiu uma decisão da Justiça do Trabalho.

Na semana passada

Ficou decidida a paralisação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes Coletivo Urbano (Sitetuperon), ela teria sido motivada pelo anúncio da retirada de direitos previstos em acordo coletivo e atrasos no pagamento dos salários. “A empresa quer retirar direitos como cesta básica, auxílio saúde, ticket alimentação, alimentação noturna, além há dois meses o salário atrasar. A empresa alega que já pediu a rescisão contratual, que não tem mais como se manter no sistema, mas não consegue resolver com a Prefeitura e está querendo que o trabalhador pague a conta. Nós já vimos isso acontecer com as antigas empresas e tem pai de família passando fome até hoje esperando o pagamento das rescisões”, disse Francinei Oliveira, presidente do sindicato.

Pois é

Assim começa 2019 com greves, aumento na conta de energia elétrica e nenhuma solução à vista.

Reeleição

Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho mira na sua reeleição ano que vem, relatam pessoas próximas. Se der certo, quer ser candidato ao governo em 2022. Resta saber se o eleitorado da capital concorda com isso. Porto Velho é o maior colégio eleitoral do Estado, e ao menos o que se mede nas redes sociais, a popularidade do prefeito não cacifa voos mais altos.

Porém

Hildon aposta em uma repaginação de seu mandato. Espera que a partir da estiagem, consiga ampliar em pelo menos 100km a malha asfáltica da cidade, além de recapear mais 70km. Também aposta suas fichas em obras de saneamento. Hildon terá pouco mais de seis meses para mostrar que de fato, é capacitado para cuidar de Porto Velho.

Pedra na vesícula: conheça os alimentos que podem evitar o problema

Quando ela aparece, o incômodo é absurdo. Dor fortíssima do lado direito do abdômen. Eis a culpada: pedra na vesícula. Ela exige total atenção e, se não houver cuidados rápidos, pode levar a uma obstrução intestinal. Mas por que ela surge? As alterações da bile ou do funcionamento da vesícula advêm de vários fatores. Obesidade, perda repentina de peso, desequilíbrio hormonal, passando pelo uso de determinados medicamentos. Tudo pode contribuir. Mas a alimentação, sempre ela, é capaz de prevenir o surgimento das pedras vesiculares. A pimenta vermelha, por exemplo, é anti-inflamatória e termogênica. Ela ajuda a reduzir o colesterol e, com isso, torna-se benéfica para o funcionamento da vesícula. Já as leguminosas, caso do feijão, grão de bico e ervilha, são fontes de fibras, o que é bom para o fluxo intestinal, algo que ajuda na redução do colesterol e a digestão de gorduras. Assim, a produção de cálculos também acaba não ocorrendo. /Vitamina C / Enquanto isso, as frutas cítricas, como limão e laranja, são ricas em vitamina C. Isso ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, o que impede a formação de pedras. Acerola e kiwi, mesmo não sendo cítricas, também dispõem da vitamina e ajudam na prevenção contra a pedra na vesícula./ Carne / As carnes magras, fontes riquíssimas de proteínas, também despontam como preventivas aos cálculos vesiculares, o que ressalta sua importância numa dieta saudável e equilibrada. A preferência é por frango sem pele, coxão duro e patinho sem gordura aparente. / Café / Por fim, a cafeína. Seja no café, chá preto ou chimarrão, ela impede o aumento da concentração de colesterol na vesícula. Dessa forma, é impedida a formação dos cristais que originam as pedras vesiculares.


Participe do debate. Comente!