
Um iceberg gigante que se desprendeu da geleira Grey, no sul do Chile, pegou de surpresa autoridades locais e está intrigando especialistas.
Funcionários da Corporação Florestal Nacional, entidade vinculada ao governo que responde pela política florestal do país, afirmam ter se deparado com o fenômeno na última segunda-feira (27).
O glaciar é uma das formações de gelo do Parque Nacional Torres del Paine, uma área formada por montanhas, lagos e geleiras na Patagônia chilena.
Encontrar blocos de gelo soltos na região não é incomum, mas esse caso foi classificado como “especial”.
De acordo com o glaciologista Andrés Rivera, há algum tempo não era visto um iceberg com características tão particulares.
“É um iceberg muito grande, por sua forma e dimensão”, disse ele, especialista do Centro de Investigações Científicas chileno.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/S/t/577Zq8SNCYBGvgTics5g/2-mapa.jpg)
O especialista detalhou quais características tornam esse iceberg tão inusitado:
1. Seu tamanho
Análises preliminares indicam que o iceberg tem cerca de 350 metros de comprimento por 300 metros de largura, o que significa uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados.
Para efeito de comparação, seria algo equivalente a 16 campos de futebol profissional.
“Sempre há a liberação de icebergs, mas essa geleira tem sofrido recuos e perdido massa praticamente durante todo o século 20. E isso se acelerou na última década”, observa Rivera.