fbpx

Em 2010 a NASA lançou o SDO, um satélite específico para observar o Sol e com o objetivo de entender como ele influencia a vida na Terra. E para conseguir isso, o satélite captura imagens em 10 comprimentos de onda diferentes, cada uma correspondendo a um intervalo de temperatura. Essas imagens foram transformadas em um vídeo em belíssimos 4K de resolução e a NASA publicou esta semana o resultado, que você confere abaixo.

(para ver em 4K clique na roda dentada abaixo, à esquerda do vídeo e altere a resolução)

O vídeo diz que cada minuto da gravação precisou de 10 horas para ser tratada propriamente por uma equipe de editores, então é possível ter uma ideia do enorme trabalho por trás dele. Durante o vídeo podemos ver vários fenômenos na superfície solar, como as famosas erupções solares e os menos conhecidos laços coronais, que são feixes de material solar navegando pelas linhas do campo magnético.

Para a alegria de editores e criadores de conteúdo ao redor do mundo, o vídeo de 30 minutos foi liberado sob domínio público e está disponível para download neste link.  As informações são do blog B9.com.br

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta