Prepare-se para ver a maior Lua dos últimos 70 anos

Fenômeno ocorrerá na véspera do próximo dia 14 e, depois disso, só volta a ser registrado em 2034

A Lua estará 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu – que é o ponto mais distante da órbita -, e o resultado será a maior Superlua em quase 70 anos. O fenômeno ocorrerá na véspera do próximo dia 14 e, depois disso, só volta a ser registrado em 2034.

“A Lua gira ao redor de uma órbita elíptica, e se a Lua Cheia coincide com o ponto do trajeto onde está mais próximo da Terra, ela pode parecer absolutamente enorme”, explica a astrônoma britânica Heather Couper.

A melhor maneira de contemplá-la é indo para um local aberto e tranquilo, longe das grandes cidades e da iluminação artificial muito forte e potente.

Como em qualquer outra Lua Cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as Superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *