Presidente da Ameron é eleito vice da AMB

A chapa vencedora tem como vice o atual presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) Francisco Borges.

O ano de 2016 está marcado na história por se tratar de uma das eleições mais apertadas que se tem registro na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a chapa 1: AMB Forte, Independente e Representativa; encabeçada pelo juiz paulista Jayme de Oliveira obteve 49,52% dos votos (5.537 votantes) contra 46,67% (5.219 votos) da Chapa 3: AMB de Magistrado para Magistrado liderada pelo juiz maranhense Gervásio Santos e 2,9% (324 votos) da Chapa 2: Magistratura Independente capitaneada pelo juiz mineiro Michel Curi.

Durante dois dias, 11.182 juízes e desembargadores de todo país foram as urnas para escolher os representantes da principal entidade que defende os direitos e as prerrogativas da magistratura. De acordo com a Comissão Eleitoral Geral da AMB, foram quase mil e quinhentos votos a mais do que o último pleito ocorrido em 2013, naquela ocasião 9.483 magistrados votaram.

Em Rondônia, 172 associados estavam habilitados para participar do processo eleitoral, desse total 163 votos foram recebidos. A maioria dos votantes preferiu registrar o voto por carta ou pela internet. Apenas cinco magistrados compareceram pessoalmente à urna na sede social da Ameron, sendo três da própria entidade rondoniense e outros dois em trânsito.

“Na Ameron foi um processo eleitoral tranquilo e isso se deve a maturidade dos associados e a consciência de que a disputa deve ser saudável porque finalizada a votação deve prevalecer a união de todos os magistrados”, avalia o membro da Comissão Eleitoral em Rondônia, o juiz Ênio Salvador Vaz.

A chapa 1: AMB Forte, Independente e Representativa obteve 118 votos da magistratura rondoniense, enquanto que a Chapa 2: Magistratura Independente conseguiu três votos válidos e a Chapa 3: AMB de Magistrado para Magistrado totalizou 42 votos no estado.

A AMB contabilizou ainda 0,53% de votos em brancos o que significa 59 votantes e 0,38% de nulos, ou seja, 43 anulações. Para realizar o processo eleitoral, a entidade utilizou o sistema eletrônico de votação e totalização de votos fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF). A instituição é a maior associação de magistrados do mundo com 14.251 filiados.

Vice-Presidente eleito

O juiz de direito, Francisco Borges Ferreira Neto é titular da 1ª Vara Criminal de Porto Velho, tem 53 anos e ingressou na magistratura no concurso realizado em 1992. Em dezembro de 2012 foi eleito o 13º presidente da história da Ameron, conseguindo a reeleição de forma unânime em 2014. A partir de 2017 acaba o mandato na associação estadual e passa a integrar a vice-presidência da AMB.

Anúncios
Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário