Presidente da FECOMÉRCIO está proibido de ir ao SEBRAE

O presidente da Federação do Comércio de Rondônia, Ranieri Coelho foi afastado do cargo por decisão judicial atendendo ao pedido do Ministério Público e Controladoria Geral da União, além de estar impedido de entrar no SEBRAE e estar com os bens bloqueados. As medidas foram deflagradas pela Operação Feudo, que investiga supostas irregularidades no SEBRAE e prendeu, na manhã desta quarta-feira o superintendente do órgão, Pedro Teixeira, o diretor técnico Hiram Leal, o diretor administrativo e financeiro Osvino Juraszek, o empresário José Miguel Saud Moheb e mais uma pessoa ainda não identificada.

Leia Também: Operação Feudo foi baseada em denúncias de Painel Político

A investigação realizada pela força-tarefa composta por membros da CGU e MP-RO, por meio do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX/GAECO) e 5ª Promotoria de Justiça de Porto Velho, revelou a existência de indícios da prática de crimes de falsidade ideológica, peculato, fraude a licitações e associação criminosa (antigo crime de quadrilha), perpetrados pelos gestores do SEBRAE-RO, empresários e pessoas a eles ligadas.

A associação criminosa desviava dinheiro do SEBRAE através de contratos direcionados para pessoas físicas e jurídicas que deveriam prestar serviços ou vender mercadorias ao órgão. As licitações eram fraudadas para que não houvesse competição real. O esquema era composto por mais de 20 suspeitos e utilizava mais de 10 pessoas jurídicas, entre elas instituições formalmente filantrópicas e empresas, algumas destas fantasmas ou registradas em nome de testas de ferro.

O nome da operação remete ao desvirtuamento de instituição de prestação de serviço social em benefício dos integrantes do esquema. Feudo significa propriedade cedida pelo senhor feudal ao vassalo, em troca da prestação de serviços e rendas, bem como aquilo de que alguém acredita dispor ou de que de fato dispõe de modo total, exclusivo, ou ainda área de influência ou de domínio de alguém.

 

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário