Raupp pede fim da reeleição para cargos no Executivo

Para Raupp, chegou a hora de o país enfrentar essa questão, uma vez que o fim da reeleição encontra resistência

Em pronunciamento nesta segunda-feira (24), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que faltou incluir na minirreforma política em tramitação no Congresso o fim da reeleição para os cargos do poder Executivo, com aumento de quatro para cinco anos do tempo de mandato de prefeitos, governadores e presidente da República.

Para Raupp, chegou a hora de o país enfrentar essa questão, uma vez que o fim da reeleição encontra resistência, principalmente, daqueles administradores que têm possibilidade de conquistar um novo mandato no mesmo cargo.

— O presidente, o governador e o prefeito que, porventura, busquem a reeleição, têm ao seu dispor recursos imensos, indisponíveis aos demais candidatos, a máquina estatal para direcionar de acordo com os seus interesses eleitorais, o prestígio e a influência que o cargo lhe confere, a visibilidade e o acesso às manchetes. Tudo isso vicia o jogo eleitoral — frisou.

Ao analisar números relativos às eleições municipais deste ano, Valdir Raupp disse acreditar que a crise econômica atual mudou a decisão de alguns prefeitos. Segundo ele, aproximadamente metade dos gestores municipais com possibilidade de reeleição não tentaram um novo mandato no pleito de 2016.

— E dos prefeitos que tentaram, apenas 48% deles conseguiram se reeleger. Em 2008, esse índice chegou a 66 % —lembrou Raupp.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário