Refrigerantes e açucarados estão relacionados a mais de 180 mil mortes

Os refrigerantes são ricos em sódio, acidulantes e conservantes quem podem causar riscos à saúde a longo prazo

Você já sabe que o refrigerante não é a bebida mais saudável para acompanhar as refeições do dia a dia. Mas para muitas pessoas é difícil conseguir ficar longe dessa bebida. Porém, uma pesquisa da Associação Americana de Cardiologia pode fazer com que você pense duas vezes antes de optar pelo refrigerante. O estudo revelou que bebidas ricas em açúcar como refrigerantes, sucos de frutas industrializados e isotônicos podem estar relacionados com cerca de 180 mil mortes por ano no mundo inteiro.

Os refrigerantes são ricos em sódio, acidulantes e conservantes quem podem causar riscos à saúde a longo prazo. O excesso de peso que pode ser causado pelo alto consumo dessas bebidas pode aumentar os riscos de doenças como câncer, diabetes e problemas do coração.

Os pesquisadores da Associação Americana de Cardiologia detectaram que bebidas com adição de açúcar podem ser uma das causas relacionadas a 133 mil mortes por diabetes, 44 mil de doenças cardiovasculares e seis mil mortes provocadas por câncer.

Das nove regiões que participaram desse estudo, a América Latina registrou o maior número de mortes por diabetes relacionadas ao consumo de bebidas com alto teor de açúcar. E entre os países mais populosos, o México lidera o consumo desse tipo de bebida no mundo. Na outra ponta está o Japão, que é um dos países que menos consome essas bebidas.

Saiba que os refrigerantes light e zero também são prejudiciais à saúde e devem ser evitados. Esses dois tipos da bebida possuem uma grande quantidade de sódio o que pode elevar a pressão arterial e agravar a retenção de líquidos.

Universo_Jatoba_refrigerante2

Pesquisadores de Harvard detectaram que a ingestão de apenas uma bebida rica em açúcar por dia pode aumentar em 20% o risco de um homem sofrer um infarto em um período de 22 anos. Antes de escolher a sua bebida, pense nisso!

[su_frame align=”right”] [/su_frame]E tem mais: refrigerantes à base de cola podem prejudicar a quantidade de cálcio nos ossos. Um estudo da Tufts University revelou que mulheres que consumiam três bebidas à base de cola por semana sofriam uma perda óssea de cerca de 4%, principalmente na região dos quadris.

O melhor é trocar aquele refrigerante que você bebe durante as refeições por água ou por sucos naturais. Você também deve evitar oferecer refrigerantes e sucos de caixinha para as crianças, prefira sempre bebidas naturais. Se os pequenos aprenderem desde cedo a evitar refrigerantes, no futuro eles terão uma alimentação mais saudável. Mas se você está em uma festa de aniversário ou em algum local que não tem suco natural, beba pouco refrigerante ou opte pela água que é mais saudável.

Confira abaixo uma receita de refrigerante caseiro da Dra Jocelem Mastrodi Salgado. Ela é autora de livros como “Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento” e “Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças.

Ingredientes:

– 4 cenouras médias

– 1 copo de suco de limão

– 2 xícaras (chá) de açúcar (Se preferir, adoce com mel)

– meia casca de uma laranja

– 3 litros de água com gás

Modo de fazer: Despeje todos os ingredientes no liquidificador e uma parte da água com gás. Em seguida, acrescente a água que sobrou. Se preferir, coe a bebida antes de servir.

As informações são do site Universo Jatobá

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário