Resenha Política

Posse

Foi concorrida a posse do desembargador Péricles Moreira Chagas para a presidência do Tribunal Regional Eleitoral – TRE – com a presença da maioria da cúpula do Poder Judiciário de Rondônia. Advogados, juízes, jornalistas e convidados ouviram e aplaudiram o recado dado por Moreira Chagas, durante o discurso, sobre o cumprimento estrito da legislação eleitoral nas eleições de 2014.

Pito

Não passou despercebido o pito em forma de aviso aos políticos de hoje e do futuro para que tenham zelo com a coisa pública. Moreira Chagas destacou também que, como presidente da corte eleitoral, a marca será a discrição. Avesso a holofotes, soube conduzir com competência a administração do Tribunal de Justiça do Estado em seu período mais delicado. Nos meios jurídicos, é quase unânime a opinião que possui as credenciais para marcar uma gestão serena, competente e moderna.

Silêncio

Ninguém ouviu nenhum eco da Assembleia Legislativa, onde algumas vozes costumam ser estridentes, sobre a decisão do Poder Judiciário em não acatar o pedido de arquivamento das investigações da ‘Operação Apocalipse’ envolvendo os deputados estaduais Hermínio Coelho, Adriano Boiadeiro, Claudio Carvalho e Jean Oliveira. É possível que o inquérito seja mesmo arquivado, mas as relações incomuns entre os envolvidos nunca mais serão as mesmas. Para o bem de Rondônia.

Relações

Um proeminente assessor do governador informou à coluna que as relações entre os poderes Executivo e Legislativo nunca foram tão boas quanto agora. Aproveitando o espírito natalino e as boas relações o governador oferecerá aos deputados estaduais um jantar na próxima terça-feira para estreitar ainda mais as relações. Apenas três, dos vinte e quatro deputados estaduais, não devem comparecer ao regabofe e evitam qualquer alinhamento com o chefe do executivo estadual.

Salários

O governo está programando para sexta-feira (13) a quitação da parcela do décimo terceiro salário dos servidores públicos estaduais. A ordem é quitar os salários de dezembro antes do dia de Natal (25), dissipando as vozes contrárias que apostavam no atraso dos vencimentos dos barnabés.

Apostas

Os governistas apostam nos programas que estão para ser implementados em 2014 para melhorar a desempenho do governo e vitaminar o chefe para disputar a reeleição. Nos primeiros dias do ano o governador deverá promover mudanças na equipe do primeiro escalão e optar por técnicos mais experientes para tocar o último ano da administração e pavimentar mais quatro. É uma aposta, como a coluna é cética, não significa que dê certo.

IPAM

É no mínimo intrigante a campanha milionária feita pelos candidatos à coordenação do Instituto de Previdência de Porto Velho (IPAM) aos moldes das velhas raposas políticas. Com cartazes em carros, publicações na imprensa e até o santinho distribuído por aí, revelam a cobiça pelo cargo. A coluna não sabe a remuneração, mas deduz as razões pelas quais a disputa tomou contornos de eleição dispendiosa.

Enrolação

Desde que a prefeitura municipal da capital resolveu devolver para o Dnit a responsabilidade pela conclusão das obras dos viadutos não se houve falar como anda o processo para que elas sejam retomadas. É verdade que a administração municipal por teimosia atrasou o processo, como também é certo afirmar que o Dnit tem evitado falar sobre o assunto, o que provoca mais irritação aos munícipes. Independente das culpas é preciso que seja dada uma explicação e uma previsão para a conclusão dessas obras inacabadas. Sem enrolação! Com a palavra o Dnit.

Universidades

Não é mais segredo os cursos capengas oferecidos pela maioria das universidades brasileiras, com reflexos numa mão de obra desqualificada. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o fechamento de 270 vestibulares de cursos de instituições superiores de educação que obtiveram resultado ruim no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os cursos a serem fechados com os nomes das universidades vão ser conhecidos nesta sexta-feira (6), pelo Diário Oficial da União. Veremos quais cursos em Rondônia estão nessa degola e quais as universidades que tiveram os resultados insatisfatórios no CPC. A coluna publicará cada um deles.

Confraternização

O tradicional jantar de confraternização natalino promovido pelo senador Valdir Raupp para os jornalistas rondonienses acontece na próxima quinta-feira, em Porto Velho. Este é o décimo quinto ano que o senador reúne a imprensa para o tradicional regabofe. Os convites vão ser encaminhados aos órgãos de comunicação a partir da próxima segunda-feira.

Estadista

Morreu ontem o último estadista que engradeceu a humanidade pela resistência de luta por respeito aos direitos humanos e por ideais de igualdade, fraternidade e solidariedade que deveriam unir os seres humanos ao invés de afastá-los. Nelson Mandela parte para o plano superior deixando no andar de baixo o ensinamento de que nem tudo está perdida na natureza humana. Mandela também deixa o exemplo de urbanidade, serenidade e generosidade: atributos tão escassos nas autoridades que posam por aí de arauto. O mundo está de luto e chora sua partida!

Anúncios
Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário