ComportamentoDestaque

De chocolate a pão quente, os cheiros falsos que as empresas usam para te convencer a comprar

0
GETTY IMAGES

Prática conhecida como ‘marketing olfativo’ se vale de aromas artificiais para nos conectar a certos cheiros e, assim, estimular o consumo

É possível que, em algum momento da vida, você tenha sido seduzido pelo cheiro de pão fresquinho enquanto caminhava pela rua.

É possível também que, por isso, você não tenha resistido a entrar na padaria mais próxima.

O que talvez você não saiba é que esse aroma de pão fresquinho pode não ter sido “real” – mas um cheiro artificial especialmente produzido para atrair consumidores e aumentar as vendas.

Fazendo marketing dos seus sentidos

A busca pelo chamado “marketing olfativo” aumentou consideravelmente na última década.

Mas existem campos de ação distintos: alguns envolvem segmentos de mercado inteiros, enquanto outros ligam uma marca específica a certos aromas.

Eric Spangenberg, pesquisador da Universidade da Califórnia, é especialista em marketing olfativo e já fez um estudo que mostrou gastos 20% maiores em lojas que “conquistam o cliente pelo nariz”.

O segredo, segundo o especialista, é o uso de fragrâncias simples.

Confira abaixo alguns exemplos de sucesso.

1. Plástico com cheiro de couro

Getty Images

Fabricantes de produtos de couro sintético usam amplamente fragrâncias de couro de verdade em itens como roupas e móveis.

Mesmo que o material sintético esteja no rótulo do produto, o cheiro do couro real pode ajudar a influenciar o comprador – embora o preço mais baixo do couro falso também tenha esse papel.

2. Sensação de Natal

GETTY IMAGES

 

Populares no hemisfério Norte, pinheiros comprados para a decoração de Natal ganham aromas adicionais – tanto em árvores reais quanto de plástico.

O mesmo acontece nas lojas quando o período de festas se aproxima.

3. A armadilha de pipoca

Getty Images

O cheiro de pipoca, algo tão facilmente associado ao ambiente dos cinemas, também ganha reforço de fragrâncias artificiais nas grandes redes de exibição.

É um passo crucial para essas empresas, já que uma fatia considerável da receita nos cinemas vem da venda de alimentos e bebidas.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA BBC.

 

Painel Político
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Médica rasga receita após paciente idoso dizer que votou em Haddad

Previous article

Conheça o transtorno de dependência da internet

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *