Rio Madeira volta a subir após seca histórica

Após uma longa temporada de precariedade devido à uma das maiores secas da história, a navegação no rio Madeira começa retornar à normalidade no final de 2016.

Nesta última terça-feira (20), o nível do rio estava em 6,93 metros, uma medição ainda baixa para essa época do ano, dois metros aproximadamente, porém que já mostra a elevação gradual da profundidade das águas do Madeira.

Aos poucos as embarcações começam a traçar seus cursos normais, diariamente são diversos veículos fluviais que trafegam no rio que em breve terá uma rota de navegação construída através da hidrovia que já teve o início de sua obra anunciado.

Porém, os comandantes de embarcações precisam lidar com mais um problema, o grande número de toras de madeira e entulhos que boiam na velocidade da correnteza do rio, um perigo para quem navega na região.

No próximo ano a expectativa é de que o rio Madeira passe por um período de cheia e consiga chegar aos 15,5 metros.

Fonte: rondoniaaovivo

Anúncios
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário