Rondônia e Amazonas vão discutir desenvolvimento regional

Nesta terça-feira, 25, às 18 horas, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas-FECOMÉRCIO/AM, o governador  Confúcio Moura, o governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz, e os presidentes das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo dos dois estados, Raniery Araújo Coelho e José Roberto Tadros, que também é vice-presidente nacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC, irão debater com mais de 100 empresários amazonenses e outras autoridades diversos temas de interesses regionais, como a conclusão da BR-319 e a Hidrovia do Madeira, mas, especialmente, serão discutidas medidas para o incremento do intercâmbio entre os estados de Rondônia e do Amazonas, de vez que a capital amazonense, que tem o custo de vida mais alto da região e um dos mais altos do país, pode ser beneficiado pela compra de produtos rondonienses. O custo de vida pode ser  diminuído por medidas comuns que estimulem o consumo de produtos regionais, de vez que, muitos dos produtos consumidos no Amazonas provem de regiões mais distantes.

É preciso notar que Porto Velho, capital de Rondônia, notadamente, tem uma posição estratégica em relação a Manaus sendo que, por seu porto, vão e vem mais de 90% das mercadorias vendidas e adquiridas na Zona Franca. A ideia é a de que não Rondônia não seja mais apenas local de passagem e sim que os dois estados adotem medidas para, em conjunto, aumentarem as relações com benefícios para ambos. Na ocasião pretende se verificar que tipos de políticas precisarão ser desenvolvidas para fortalecer o comércio regional. Articulada pelas Federações do Comércio de Rondônia e do Amazonas, via os presidentes Raniery Araújo Coelho e José Roberto Tadros, a reunião pretende também influir na esfera federal para que os projetos de infraestrutura sejam acelerados e aumentem os investimentos em logística indispensáveis para o desenvolvimento regional.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário