Rondônia investe em genética bovina de qualidade para aumentar produção de leite

[su_frame align=”right”] [/su_frame]Com a presença de cerca de 800 pessoas, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando lançou no dia 1º de novembro sua primeira unidade na região Norte. O lançamento aconteceu durante o 1º Dia de Campo Girolando, em Ariquemes, Rondônia, realizado na Agropecuária Gima, de propriedade do criador Gilberto Miranda. O presidente da Girolando, Jônadan Ma, ministrou palestra sobre o trabalho da entidade no fomento da raça em todo país e como será o atendimento na região.

Os criadores serão atendidos pelo técnico Kléber Ribeiro e também pelo técnico credenciado Guilherme Pereira. Já os criadores Darcy Afonso da Silva Neto e Walter Waltenberg Silva Júnior atuarão como Representantes Nomeados da Girolando em Rondônia, tendo a missão de fomentar a raça na região e levar as reivindicações dos associados até a diretoria da entidade.

Durante a visita à Rondônia, o presidente da Girolando realizou reuniões com criadores em diversas cidades para apresentar a nova estrutura de atendimento na região. Foram visitados os municípios de Cacoal, Ouro Preto, Ji-Paraná, Jaru, Porto Velho, além do distrito de União Bandeirantes. Vários criadores rondonienses filiaram-se à Girolando durante a visita do presidente ao Estado, somando 56 novos associados. A expectativa é de que até o final do ano esse número chegue a 80 novos associados.

Em União Bandeirantes, o encontro contou com a presença de pequenos produtores da Agricultura Familiar, que têm participação importante na produção de leite do Estado. Eles poderão participar do “Projeto Mais Leite 2018”, desenvolvido em parceria com o laticínio Fresquinho, Secretária Estadual de Agricultura, EMATER, Banco da Amazônia, SICOOB e pecuaristas mineiros e rondonienses. O projeto prevê a liberação de crédito para aquisição de fêmeas e touros Girolando de equipamentos e melhorias no pasto.

Nos últimos anos, o Estado de Rondônia vem aumentando a produção leiteira graças aos investimentos em genética e na indústria, mas os índices de produtividade das vacas demonstram a necessidade de melhoria da qualidade genética do rebanho. Hoje, a produtividade por vaca no Estado fica em torno de 4 litros enquanto a média nacional supera os 5 litros.

O superintendente Técnico da Girolando, Leandro Paiva, também participou das visitas ao Estado. Segundo ele, para 2015 já está previsto a realização de uma Jornada Técnica Girolando no estado, com uma expectativa de mais de 100 participantes. Outro projeto também para o próximo ano é a realização da 1ª Exposição Ranqueada de Girolando do estado, que será organizada por entidades locais com o apoio e suporte técnicos da equipe do ETA-RO.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário