Rondônia produziu mais de 1,6 milhão de toneladas de grãos em 2015

Soja é o grão mais produzido no estado com 744 mil toneladas. Estado também teve produção de milho, arroz, café e feijão.

Durante 2015, Rondônia colheu mais de 1,6 milhão de toneladas em grãos. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a safra produzida em 2015 é recorde. A soja representa aproximadamente 46,5% da produção no estado, em lavoura o número é de cerca de 230 mil hectares.

Conforme dados divulgados pela Seagri, 744 mil toneladas de soja foram colhidas. O valor é 1,1% maior do que da safra anterior, que produziu 732,9 mil toneladas. A região do Cone Sul é a que mais produz no estado e o principal município produtor é o de Vilhena.
O estado também fechou 2015 com a produção de 693 mil toneladas de milho, 119 toneladas de arroz, 83 mil toneladas de café e de feijão que não tiveram valor calculado.
De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, medidas incentivaram a produção com o apoio aos pequenos produtores rurais com serviço de hora máquina para destoca, limpeza e gradagem.
Carne bovina
A Seagri alega que a soja é o segundo produto mais exportado de Rondônia. O grão perde apenas para a carne bovina. Segundo o secretário, o estado possui 13 milhões de cabeças de gado e para alcançar a quantia de 550 mil toneladas de carne foram abatidas 2 milhões de cabeças, principalmente para a exportação.

Com informações do site G1

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário