A indústria de armas da Rússia apresentou o desenvolvimento mais inovador nos últimos anos, o SVLK-14S Sumrak, o primeiro fuzil do mundo capaz de atingir um alvo a quatro quilômetros de distância. Na cidade de Tarusa, a cerca de duas horas de Moscou, fica um prédio – de um andar – com o sinal “Tsar Pushka” (Tsar Cannon). Aparentemente o estabelecimento é simples e desinteressante. Porém, no interior encontramos a fábrica das armas mais poderosas do mundo.

Esta é a primeira confecção privada da Rússia a produzir instrumentos de defesa. Vlad Lobaev, proprietário da Lobaev Arms, estudou a arte da fabricação de armas nos EUA, onde gastou vários milhões de dólares para comprar equipamentos para sua indústria.  “É tudo muito simples”, disse Yuri Sinichkin, engenheiro-chefe da KBIS, companhia da Lobaev Arms. “A América tem centenas de empresas privadas que produzem armas licenciadas. Portanto, é um dos mercados de fabricação de armas mais desenvolvidos do mundo. É por isso que certos componentes dos fuzis Tsar Pushka, usados pelos guarda-costas do presidente russo, Vladimir Putin, são feitos com tecnologia e knowhow americanos”, completou.

Como uma Ferrari

A arma mais poderosa da fábrica é o SVLK-14S, que devido ao seu poder foi apelidado de Sumrak (crepúsculo).  “Esta arma foi feita (peça por peça), assim como uma Ferrari ou Porsche, para admiradores de instrumentos com alta precisão, bem como para atiradores profissionais que provocam disparos de longo alcance”, disse Sinichkin.

O instrumento é utilizado com bala. 408 CheyTac (10.36x77mm) e alcança uma velocidade de 900 metros por segundo.  “Essa bala pode perfurar um trilho de três centímetros de espessura. Imagine o que acontecerá se ela atinge o inimigo. Nenhum colete irá ajudá-lo”, observou o engenheiro.

Assim como um carro de luxo, o qual não se dirige todos os dias, esta arma não é de combate. Com o intuito de aumentar o alcance e a precisão do tiro, os engenheiros aceleraram o tiro no momento após puxar o gatilho.

Lobaev Arms é a primeira fábrica da Rússia a produzir armamento (Divulgação)

Capacidade

Outra particularidade do Sumrak é o seu barril pesado, medidor e meio (1430mm), feito – de alumínio de alta qualidade – resistente às mudanças de temperatura, de -40º C a +60º C, o que proporciona poder considerável e peso (9,6 km). “A arma foi projetada com dois tipos de freio de boca, por isso o retrocesso foi reduzido para um nível confortável. Nenhuma arma deste calibre permite a um atirador provocar 150-200 tiros por dia sem danos à saúde. Tudo isso está incorporado no fuzil Sumrak, que também é uma forma clássica de gunstock, e se distingue pelo seu minimalismo nos detalhes. Não há nada supérfluo; apenas o que é necessário para obter o máximo de alcance e precisão “, acrescentou Sinichkin.

Enquanto você não pode correr ao redor da floresta com este instrumento, você será o primeiro no mundo a atingir um alvo a 4.200 metros de distância. Algo que atiradores russos já fizeram no final de setembro do ano passado. A empresa também criou um dos fuzil utilizados pelos franco-atiradores que protegem Vladimir Putin . Vamos ver o quão poderoso é com um teste Big Guns.

Alan Alex

Alan Alex

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *