
A decisão de comprar/adotar um gato deve ser bem pensada.
Os gatos exigem certa atenção e cuidado. Eles são animais extremamente inteligentes que desenvolvem um forte caráter individual, tornando-se exigentes em certas circunstâncias.
Antes de comprar/adotar um gato, você deve perguntar-se com toda sinceridade as seguintes questões:
Os gatos vivem em média 15 anos de idade. A decisão de ter um gato deve ser bem acertada. Leve em
consideração também a parte financeira, pois você terá despesas mensais com alimentação, areia sanitária e veterinário.
Certifique-se que você não terá problemas com os vizinhos para não ter que devolver o gatinho. Decisões como essa são difíceis de serem tomadas e podem prejudicar a vida do bichano.
Os gatos não necessitam da sua presença 24 horas por dia, mas também não se dão bem com a solidão. Além de precisar de carinho, eles gostam de certa regularidade nos horários das refeições e de uma rotina diária para se sentirem mais seguros.
É importante que você tenha alguém por perto para vigiar e cuidar dos seus gatinhos quando você for viajar, ou então os deixe acomodados em um gatil de sua confiança.
Se este for o caso, não é recomendado ter um gato. A alergia pode causar problemas de saúde.
Os potes de água e comida, a caixa de areia e o poste para arranhar, sejam de bom gosto decorativo ou não, vão complementar a mobília da sua casa. Você também terá que proteger as janelas e sacadas com redes, além de retirar possíveis plantas tóxicas que os bichanos podem comer sem querer.
Apesar das precauções, você vai ter que tolerar arranhões nas paredes ou móveis, pelos na sua poltrona favorita e uma ou outra coisa quebrada.