Samarco recebe primeiras licenças para voltar a operar em Mariana (MG)

A Samarco recebeu nesta segunda-feira (11/12) duas licenças da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). As autorizações são o primeiro passo para a retomada das atividades da companhia.

Conforme a Semad, foram aprovadas a Licença Prévia (LP) e a Licença de Instalação (LI) do Sistema de Disposição de Rejeitos Cava Alegria Sul, da mineradora Samarco, em Mariana (MG). “Esse foi o primeiro passo necessário à retomada das atividades da Samarco, pois as licenças autorizam a preparação da cava para receber o rejeito (da mineração)”, declarou a secretaria, em nota.

A Licença de Operação (LO), no entanto, que autoriza o início das atividades na mina, será analisada posteriormente, após a conclusão das obras de preparação da cava pela empresa.

Segundo a nota, a expectativa é de que a LO seja analisada simultaneamente à Licença de Operação Corretiva (LOC) em meados de 2018.

As operações da Samarco estão paralisadas há mais de dois anos, desde que ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos da companhia, uma joint venture da Vale e da BHP Billiton. O caso foi considerado o pior desastre socioambiental do Brasil, resultando ainda na morte de 19 pessoas.

Fonte: metropoles

Anúncios
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário