Secretário de Defesa de Rondônia avisa: “se entrar na minha casa, atiro e se sobreviver, atiro de novo”

Da reportagem de Painel Político – O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Marcelo Nascimento Bessa, que também é delegado da Polícia Federal, postou um texto em seu perfil no Facebook, no mínimo, digamos, inusitado para o cargo que ocupa atualmente. Em que pese o fato da sociedade estar cansada de tanta impunidade, principalmente em relação a assaltos à residências, o homem que tem a responsabilidade de reduzir a criminalidade afirmou que “Se você ultrapassar (entrar) eu atiro em você. Se você sobreviver eu atiro de novo”. E justificou, “Não estou aqui fazendo apologia à violação de direitos humanos. O que me causa repulsa é a inversão de valores e extremada preocupação com os direitos dos criminosos”.

O secretário narrou sua versão sobre uma invasão que teria ocorrido em sua residência, quando morava em Ji-Paraná. Na época, ele era delegado e ele chegou a ser processado por crime de tortura. Um ladrão teria entrado em sua casa e ao ser flagrado tentou fugir e “foi preciso mais duas pessoas para imobiliza-lo”. O secretário continua, “em juízo o pobrezinho se fez de louco e disse que não lembrava de nada, só de que havia levado uma surra na Polícia Federal. O juiz mandou comunicar: Corregedoria da PF, Comissão de Direitos Humanos da OAB, mandou instaurar inquérito policial por suposto abuso de autoridade etc. Ou seja, ele virou a vítima e eu o suposto bandido”.

Nesta segunda-feira o posto do secretário já contava com 30 compartilhamentos, 170 ‘curtidas’ e 50 comentários.

O presidente da seccional da OAB de Rondônia, Andrey Cavalcante afirmou que “a defesa dos direitos humanos é prevista em lei federal, e a OAB tem como dever institucional a defesa da justiça social edos direitos humanos, e vai continuar fazendo seu papel em nivel nacional e estadual”. Sobre o discurso do secretário, ele afirmou que “é simplista e usado como pretexto para fugir de um debate que deve ser feito em uma análise mais ampla”.

Criminalidade disparou nos últimos três anos

Se o próprio secretário de Defesa que anda armado e com seguranças perdeu a paciência, imagine a população, que por lei federal é proibida de portar armas. Em Rondônia, nos últimos três anos os índices de roubos à residência dispararam, em um crescimento vertiginoso. Os números são confusos, a Secretaria de Defesa não consegue repassar os dados com clareza.

Secretário pode ser punido por apologia ao crime

Na semana passada um pastor de Minas Gerais foi processado por apologia à violência. Em um programa de tevê ele afirmou, ao ser questionado se seria pecado um policial matar alguém em legítima defesa quando em serviço, “tem gente que precisa tomar tiro. Então chegou o momento, tenho que usar um revólver não tem jeito…’ Irmão, pega o revólver, não dá pouco tiro não, dá muito tiro. Dá muito tiro, entendeu? Descarrega. Quando acabar de dar tiro, joga o revólver no cara. Joga o que tiver. A arma do Rambo… Sapeca tiro no povo! Por quê? Porque tem gente que precisa tomar tiro” respondeu o pastor.

A presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB São Paulo, Damaris Dias Moura Kuo, assistiu ao vídeo e classificou a fala do pastor como um “excesso inaceitável”. De acordo com ela, o pastor não se limitou a dar uma orientação bíblica, “como parece ter sido a pretensão da pessoa que fez a pergunta. Ele fez um discurso indutivo, estimulante. No mínimo, imprudente”.

O mesmo pode ser aplicado as declarações do secretário de Defesa de Rondônia. E sua ação é prevista no artigo 287 do Código Penal pune com pena de detenção de três a seis meses ou multa, o crime de apologia a fato criminoso ou apologia a autor de crime. Trata-se de um delito contra a paz pública que pode ser cometido por qualquer pessoa penalmente responsável e que no pólo passivo está a própria coletividade. O fato se consuma no momento em que o autor faz publicações a apologia e, aqui no Brasil, a lei exige que o fato seja expresso e explícito não se admitindo a presunção. Nos casos em que envolver menores de 18 anos, os pais são responsabilizados pela infração. E atenção! Não só os autores das comunidades mas as pessoas que dela participam com comentários incentivando a violência poderão ser punidas nestes casos. A identificação de autoria deverá ser mediante autorização judicial para quebra de sigilo de dados ou informação. (Foto da capa: Júlio Malta)

 

Postagem do secretário de Defesa de Rondônia, Marcelo Bessa
Postagem do secretário de Defesa de Rondônia, Marcelo Bessa
  • Márcio Nascimento O cidadão de bem está ameaçado!
  • Irene Zalenski Com toda razão!Secretário.
  • Jairo Guedes Guedes concordo em tudo com vc meu amigo. estamos vivendo na contra mão com relação aos bandidos
  • Wanderley Linhares Concordo plenamente, eu já aviso antecipadamente também, entrou na minha casa, vai ficar não sai, só no camburão…
    16 hours ago · Like · 1
  • Serginho Richard Kkkk morrendo de rir…. And if ” THE SAMU ” translate to the ” UPA ” shot too…
    16 hours ago via mobile · Like · 3
  • Alessandro Carlos Corretíssimo
    15 hours ago via mobile · Like · 1
  • Adriana Bandeira Só uma certeza tenho, criminoso tem que ser tratado da forma que ele trata suas vítimas!!!
    15 hours ago · Like · 1
  • Jú Lizo Infelizmente as coisas estão dessa forma…Vagabundo com uma extensa ficha criminal, tem em sua palavra mais credibilidade do que quem é honesto e nunca respondeu a nenhum crime…Comigo foi diferente: A palavra do meliante foi mais valiosa e veio uma condenação incabível.Resultado: Tive que pegar 2 dos meus salários para gastar com advogado; posterior a isso fui absolvida. Mas fica sempre a revolta por essa inversão de valores. E digo mais: É por isso que o tal do meliante se cresce, porque sabe que tem pra si o “favor da lei” e não o “rigor da lei”.
    15 hours ago via mobile · Like · 1
  • Eliel Dermoni Vivemos isso nas ruas todos os dias.
  • Anizio Carvalho SR. SECRETÁRIO, NÃO SOU NENHUM FÃ DE A OU DE B, SOU APOLÍTICO, MAS NESSE SENTIDO, FAÇO DE SUAS PALAVRAS A MINHA. TUDO QUE POSSUÍMOS SÃO CONQUISTADOS COM DIFICULDADES, É POUCO MAS É NOSSO, E NÃO PERMITIMOS QUE, EM NOME DE QUALQUER QUE SEJA A SITUAÇÃO, VENHA UM VAGABUNDO LESIONAR OS NOSSOS BENS, PRINCIPALMENTE A FAMILIA. MEU NOME NÃO É SISTEMA, ACHO ATÉ QUE ESSE NOME SE APLICA MELHOR A CLASSE POLÍTICA, ENTÃO ELE É VÍTIMA DO SISTEMA (POLÍTICA), QUE ELES ABSOLVAM SUAS CRIAS.
    15 hours ago · Like · 4
  • Paulo Matos De acordo.
    15 hours ago via mobile · Like · 1
  • Giselle Maiolino Furtado MEU DEUS! ONDE IREMOS CHEGAR? JUSTIÇA, SEGURANÇA, ACORDEM POR FAVOR! NINGUEM AGUENTA MAIS ESSA VIOLÊNCIA! SEJA NA CASA DE UM POBRE COITADO, COMO NA CASA DE UM SECRETÁRIO, COMO NA CASA DE UM JUIZ, DE UM DESEMBARGADOR….VOCÊ SECRETÁRIO, DEVIA TER METIDO ” BALA” …. LEGÍTIMA DEFESA! NAO É ISSO QUE FALA O NOSSO CÓDIGO? VOCÊ E SUA FAMÍLIA CORRERAM UM SÉRIO RISCO. É COMO DIZ O VELHO DITADO: BANDIDO BOM, É BANDIDO MORTO! REVOLTADA!!!!!!!!!!!
    15 hours ago · Like · 1
  • Giselle Maiolino Furtado CONCORDO PLENAMENTE COM A ADRIANA BANDEIRA! ASSINO EMBAIXO!
    15 hours ago · Like · 1
  • Autolim Higienização Profissional Alexander Tb acho um absurdo ,,,,, inversão mesmo !
    15 hours ago via mobile · Like · 1
  • Benjamin Junior tinha mandado pra cidade dos pès juntos.
    15 hours ago · Like · 1
  • Aroldo Vasconcelos Concordo Bessa. A casa de um homem é o seu castelo, sua mulher é sua rainha, seu trabalho é sua vida e seu nome sua honra.
    15 hours ago · Like · 1
  • Giselle Maiolino Furtado E EU JÁ TINHA MANDADO ABRAÇAR O CAPETA! AINDA BEM QUE TENHO 3 SEGURANÇAS NA MINHA CASA , LÁ É TUDO FILMADO E TEM UNS ” SEGREDINHOS” PARA BANDIDOS OUSADOS COMO ESSE! NEM TENTEM….
    15 hours ago · Like · 1
  • Ivan Lopes Para isso, precisamos de legisladores que não sejam alienados ao podre e corrupto sistema atual, que tenha sua visão realmente voltada para com a sociedade… Conto com você futuro deputado federal!!
  • Josué André Machado É isso mesmo, concordo plenamente. Tem q usar somente a Força Moderada, àquela o suficiente p/ apertar o Gatilho-QSL!
Josué André Machado's photo.
15 hours ago · Like · 3

  • Jamilly Santana Se vc não atirar pode deixar que eu faço isso. Ahhhh faço rsrsrsrs. ..
    15 hours ago via mobile · Like · 3
  • Ricardo Azevedo Muito Bom…
    14 hours ago via mobile · Like · 1
  • Rossini Carvalho Vc ainda chamou a PM eu chamava era a funerária, processo por processo eu responderia um por homicicio Culposo, que não dá em nada. Tortura da Cadeia.
    14 hours ago · Edited · Like · 1
  • Alequesandro Andrade Concordo plenamente.
  • Romildo Silva Vejo a casa como minha fortaleza, é inadimissivel ser invadida de forma ilegal, principalmente por um bandido… Acredito na lei, mas olho por olho e dente por dente ainda é e sempre será temido, tudo evolui e uma hora volta ao inicio, esse ditado citado creio que ainda voltará a ser a regra…
    14 hours ago via mobile · Edited · Like
  • Rodrigues Dermani Vagabundo só e controlado na bala, ta com dó manda dormi com sua mãe, filha e por ai afora,antes chora a família desse meliante que a minha.
    14 hours ago · Like · 1
  • Rubens Galvão Concordo sim!!!!
  • Adroaldo Dias Gonçalves Bispo concordo plenamente. Tem q usar somente a Força Moderada, àquela o suficiente p/ apertar o Gatilho
    13 hours ago · Like · 1
  • Rodrigo Tadeu Concordo com vc Marcelo Bessa
    13 hours ago via mobile · Like · 1
  • Eliete Gama de Brito Como diz o jornalista Boris Casoy :Isso e uma vergonha!!!!
  • Angelo Mendes Apoiado Secretário bandido bom é bandido morto. Esses FDP, há duas semanas uns filhos do demônio colocaram arma no meu filho quando ele vinha da aula e levaram o celular dele bando de FDP. Você tem minha admiração. Senta o dedo.
  • AdvHudson da Costa Direitos humanos… so para humanos…
  • Marcos Antonio Grutzmacher É VC TEM REGISTRO PARA FAZER ISSO. E NÓS?????????
  • Ailton Soares é senhor secretário, infelizmente no Brasil estamos vivenciando esta realidade todos os dias, ninguem melhor que o senhor é sabedor desta frustração, as Polícias Brasileiras estão de mãos atadas para desempenharem seu papel. mas parabéns pelo seu trabalho em todas funções desempenhadas.
  • Eliel Dermoni Invadem as casas das pessoas em geral cotidianamente. Roubam, furtam e tudo mais. Sabem o jargão dos bandidos: “Não da nada não”. Temos que se unir e acabar com essa pouca vergonha. Encontrar soluçoes para diminuir as estatisticas em que o mau prevalece. Valorizar os bons policiais que estão nos Sevics das Delegacias dando alguma vantagem para enfrentar bandido de verdade.
  • Harrisson Garcia Largue o Aço!
  • Angelo Quiles Correccion: If you cross, I shoot you… If you survive…I shoot you again…nunca he visto algo asi en USA. y he vivido aca toda mi vida..La ley dice que esso es intento de matar. Pre meditado… Lo correcto es…NO trespassing, violators will be shot. y si…toda mi vida he vivido con armas en mi casa, es algo que la constituccion americana guarantisa, y en texas si alguien entra a tu casa con intento de aserte dano, es legal dispararles…Por esso hay poco robos en residencias en Texas, los criminales saven que en texas 70% de la populaccion esta armada, y muchos tienen licensia de calgar armas.
  • Silvania Rodrigues Se fosse na minha casa com a minha familia mandaria para o hospital Jardim da Saudade rsrsr
    11 hours ago · Like · 1
  • João Carlos Costa Bandido bom e Bandido MORTO!!
  • Concurseiro de Plantão Bandido bom e Bandido MORTO!! e de preferencia enterrado no cimitério na vertical pra dar mais espaço..
    11 hours ago · Like · 2
  • FernaoErika Leme E aqui esta escrito bem grande nas residências e na testa de cada cidadão, NÃO ESTAMOS ARMADOS. E os que podem ter arma não podem fazer nada! E se fizer olha aí o resultado. Pois è secretário, o senhor è policial e pode portar uma arma, imagina nós, cidadãos que não podemos andar armado? Que pais è esse?
    11 hours ago via mobile · Like · 2
  • Lindolfo Cardoso Lopes Junior se invadir a minha estou preparado tb pq consegui comprar 3 armas antes da Lei do Desarmamento que nao deveria existir pois o NAO ao desarmamento ganhou no plebiscito, lembra?
    todo cidadao deveria ter uma arma e reagir sim…
  • Diobelso Teodoro Isso é muito comum em nossa sociedade onde muitos líderes utilizam seus poderes que o Estado os revestem para defender seus interesses próprios e desfocam do objetivo que é servir o interesse da coletividade (tratamento igual para iguais e desigual para os desiguais). Más minha ótica sobre o caso é que devemos tomar uma providencia eficiente e rápido no momento (terei que tomar uma decisão, que será anualizada em gabinetes frios no momento que não aquele…. fragmento oração pm sp). Más é melhor dar este desgosto aos desafetos falar em lesão do que em homicídio. Neste caso eu tenho que aplaudir pela decisão do Sr. no fato ocorrido, onde mostra seu respeito sobre a legislação, e que os desafetos vão sofrer procurando fragilidade nas ações. Legalidade sempre a vida do malaco Deus está tratando,se ele não enquadrar certamente morrerá. Deus está contemplando todos e coroará aquele que ama a sua justiça. ass.: sd ferido
  • Francisco Portela a Lei do desarmamento desarma o cidadão que fica vulnerável e os bandidos cada vez mais violentos. Se entrar na minha casa, não tem direitos humanos pra bandido que defenda. Vai sair no rabecão
  • Milton Berbet Quero ver que dia vão parar de penalizar a sociedade de bem e favorecer os bandidos, aqui todo mundo é bonzinho com a vida alheia. Estamos criando cobras para nos morder e ninguém faz nada..
  • Varllei Braga aqui na minha tambem , pode até entrar só tera que ser mais rapido que eu ou a .40.
  • Celio Tibes Bandidos de baixo nível e bandidos de alto nível tem esse tipo de defesa, infelizmente. O triste é quando bandidos de colarinho ou vestidos de branco são protegidos pelas próprias vítimas… Como casos de abuso e estupro de médicos em Porto Velho mesmo que continuam suas ações malignas porque a vítima tem mediu ou vergonha de denunciar… A inversão de valores e total mesmo! Lamentável!
  • Fernanda Barreto de Paula Hoje no Brasil criminoso da lucro para politico, e a troca de gentilezas entre legislativo e judiciário inverteu os valores sociais! Quem sofre com isso ????? O cidadão de bem e a policia enxuga gelo!!!!!

 

 

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário