Porto Velho realiza seu 1º Festival Gastronômico, no Senac

Senac inicia treinamento de cozinheiros para a I Mostra Gastronômica de Porto Velho

O Pirarucu é um peixe considerado exótico em outros estados do País e do mundo

O Sistema Fecomércio-RO/SESC/SENAC/IFPE, APRRO, Governo do Estado de Rondônia – através da Setur e a Prefeitura de Porto Velho realizam no Senac Esplanada, o treinamento para dezoito restaurantes que irão participar da I Mostra Gastronômica alusiva à Portoagro, de 19 a 28 de agosto em Porto Velho.

Todos os restaurantes irão se especializar no preparo do “Pirarucu a Rondon” e cada um vai elaborar sua própria receita durante os dias da mostra que acontecerá paralelamente à realização da 2ª Portoagro, que começa dia 24 até o dia 28 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.

Os coordenadores da mostra explicaram aos cozinheiros participantes o objetivo da capacitação e os motivos da escolha do pirarucu, um peixe que, apesar de exótico e de grande produção local, ainda “não caiu no gosto” do portovelhense. Segundo o superintendente do Turismo de Rondônia, Júlio Olivar, o “Piracuru Rondon” já é um prato reconhecido pelo Governo do Estado como o símbolo da culinária de Porto Velho.

“O Pirarucu é um peixe considerado exótico em outros estados do País e do mundo e já retratado na história do povo amazônida há pelo menos 150 anos”, disse Júlio Olivar.

Representando o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE – Raniery Coelho, a consultora executiva da Federação do Comércio, Cileide de Macedo destacou que a Mostra Gastronômica também possui um caráter turístico e ressaltou que a gastronomia é um dos principais atrativos que o Conselho Empresarial do Turismo do Estado de Rondônia (Conetur), vem desenvolvendo desde que foi criado no ano passado.

Durante a solenidade de abertura foi anunciado que os restaurantes participantes do treinamento terão suas receitas publicadas em um livro de gastronomia que será desenvolvido pela Setur e parceiros do evento. A ideia é difundir cada vez mais a cultura de consumo do pirarucu no Estado. Outros municípios de Rondônia já pensam em se unir no próximo ano na próxima Mostra Gastronômica de Porto Velho.

Deixe um comentário