Senador afirma que o aumento do teor de álcool e biodiesel nos combustíveis vai ajudar na agricultura familiar

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comemorou a aprovação, pelo Senado, da medida provisória que ampliou o limite de adição de 5% para 7% de biodiesel ao óleo diesel consumido no país.

Valdir Raupp ressaltou que a medida reduz a ociosidade das unidades produtivas do biodiesel e a despesa da Petrobras com a importação de óleo diesel.

Outro benefício da MP, disse Valdir Raupp, é que o aumento da mistura do biodiesel ao diesel também fomenta a agricultura família, já que 90% da produção de biodiesel provêm desse setor.

E senador também apontou o benefício ao meio ambiente com o aumento da mistura do biodiesel ao óleo diesel, resultando na redução dos gases de efeito estufa.

Valdir Raupp acrescentou que o governo teve ainda o cuidado de criar mecanismos de redução dessa adição quando propõs que o Conselho Nacional de Política Energética possa, a qualquer tempo, reduzir o percentual da adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel para até 6%.

E além disso, permite o aumento do limite superior da adição de álcool à gasolina de 25% para 27,5%, que será feita a critério do Poder Executivo, que também poderá reduzir essa mistura até 18% quando julgar necessário.

– Todos sabemos das dificuldades que o setor sucroalcooleiro vem enfrentando atualmente. O aumento do percentual permitido de adição do álcool à gasolina certamente contribuirá para amenizar os problemas econômicos do setor, além de ajudar na criação de empregos. Não menos importante será a redução das despesas da Petrobras com a importação de gasolina para atender o mercado nacional – afirmou.

Criação de municípios

O senador Valdir Raupp disse que vai se esforçar para derrubar o veto presidencial ao projeto que trata da criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

Ele afirmou que não se justifica o veto, pois o projeto foi consequência de um acordo firmado entre o Executivo e o Legislativo.

Por isso, ele lamentou a explicação da presidente da República, segundo a qual a criação de municípios implicaria custos para o país. Para Valdir Raupp, isso não é verdade.

– Eu tenho certeza absoluta que esse veto será derrubado. Já passou da hora de o Congresso Nacional regulamentar dispositivo constitucional que assegura a criação, fusão, desmembramento e incorporação de municípios. Toda vez que se discute esse assunto, há dezoito anos, vem a falácia de que isso vai trazer desequilíbrio econômico para os municípios já existentes, e há dezoito anos não se cria mais municípios no Brasil – lamentou o senador

Agência Senado

Anúncios
Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário