Site cria quiz para garantir que internauta leu texto antes de comentá-lo

Site de tecnologia da TV pública da Noruega tenta experiência há um mês, e afirma que ela melhora o nível do debate

NRKbeta, site de tecnologia da TV pública da Noruega, adotou uma medida para tentar garantir o nível dos comentários em suas reportagens: antes de comentar, o leitor precisa responder um quiz sobre a notícia.

A medida foi adotada há cerca de um mês, e os responsáveis consideram que ela está dando resultados.

Site cria quiz para garantir que usuário leu texto antes de comentá-lo (Foto: Reprodução)

Site cria quiz para garantir que usuário leu texto antes de comentá-lo (Foto: Reprodução)

A jornalista Ståle Grut, citada pelo Nieman Lab, argumentou que, “se todo mundo está de acordo sobre o que o artigo diz, então eles têm uma base muito melhor para comentar sobre ele”.

O editor Marius Arnesen acrescentou que a medida traz outra vantagem: durante os cerca de 15 segundos usados para responder ao quiz, os leitores têm tempo para refletir sobre o tom dos comentários, o que, segundo ele, evita textos destemperados.

O lema da NRKBeta é: “a única maneira de controlar o seu conteúdo é ser o melhor provedor dele”.

 

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário