Tecnologia inovadora permite ‘tocar’ hologramas; entenda

Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram uma tecnologia que permite “tocar” e “sentir” imagens projetadas em 3D. Os hologramas táteis, com são chamados, são resultado de fortes alterações nas moléculas que compõem o ar usando ultrassom e criam objetos virtuais que podem ser tocados com as mãos em três dimensões.
A invenção é composta por uma base com diversos micro alto-falantes que emitem sons de alta frequência diretamente nas mãos do usuário. Esta, por sua vez, é rastreada em tempo real por sensores Leap Motion. Ou seja, quando a pessoa move as mãos em torno do objeto, na verdade são as ondas sonoras que estão se movimentando no ar e pressionando a pele.
A ideia é que a tecnologia trabalhe em sincronia com projetores de holograma comuns, dando a impressão para o usuário de que ele pode ver e tocar um objeto virtual. Em chamadas de vídeo transmitidas dessa forma, seria possível até mesmo cumprimentar uma pessoa do outro lado da linha, por exemplo.sensacao-tatil-e-provocada-por-emissao-focada-de-som-em-alta-frequencia

Mas a aplicação inicial da novidade será principalmente na medicina, permitindo que médicos toquem tumores gerados em exames de imagem. A expectativa é que o holograma tátil possa facilitar o tratamento do câncer.

Fonte: TECHTUDO

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário