Trump pagou US$ 38 milhões de impostos em 2005, diz documento vazado

Após a emissora MSNBC informar que publicaria a declaração do presidente, a Casa Branca antecipou as informações.

A rede de televisão americana MSNBC revelou nesta terça-feira que o presidente Donald Trump pagou 38 milhões de dólares (120 milhões de reais) em impostos federais no ano de 2005, sobre uma renda total de 152,7 milhões (483 milhões de dólares), pouco depois de a Casa Branca informar o mesmo valor. Desde a campanha, o republicano continua se recusando a revelar seus rendimentos e o formulário vazado é uma rara oportunidade de conferir as finanças do magnata.

A apresentadora da rede MSNBC Rachel Maddow anunciou nesta terça-feira no Twitter que havia acessado a declaração de renda de Trump de 2005 e que a publicaria às 21h, no horário local (22h Brasília). Antes do anúncio, porém, um funcionário da Casa Branca antecipou ao público quantia paga pelo presidente em impostos naquele ano.

Segundo o documento publicado pela emissora, o valor total pago em 2005 pelo presidente corresponde a uma taxa efetiva de 24%. Ao alegar perdas, Trump também “economizou” milhões de dólares que, do contrário, teria devido ao governo. A declaração foi descoberta pelo jornalista independente David Cay Johnston, que não revela sua fonte.

Antes mesmo do programa ir ao ar, a Casa Branca respondeu ao vazamento lançando um comunicado através de um funcionário, em condição de anonimato, que criticava a publicação – sem, porém, contestar sua veracidade. “É completamente ilegal roubar e publicar declarações de impostos. A imprensa desonesta pode manter este tipo de coisa em sua agenda, mas o presidente se concentrará na sua, que inclui uma reforma fiscal que beneficiará todos os americanos”, declarou o funcionário encarregado de impedir o furo.

Trump contrariou uma tradição entre os políticos que concorrem à Presidência dos Estados Unidos, ao se recusar a divulgar rendimentos. Desde a campanha eleitoral de 2016, a imprensa americana tem investigado com o objetivo de determinar as fontes de renda de do presidente e possíveis conflitos de interesses.

No Twitter, o filho mais velho do magnata, Donald Trump Jr., ironizou a revelação ao recordar que alguns críticos de seu pai o acusaram de não pagar nenhum imposto. “Notícia de último momento: há 12 anos, Donald Trump ganhou muito dinheiro e pagou muitos impostos. #escândalo”, escreveu. O presidente, por sua vez, perguntou na rede: “Alguém acredita realmente que um repórter, que ninguém ouviu falar, ‘foi à minha caixa de correio’ e encontrou meus impostos de renda? @NBCNews FAKE NEWS”.

Fonte: veja.com

Anúncios
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário