Uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas ou AVC

Os problemas do coração são a primeira causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral. As pessoas estão mais expostas aos fatores de risco como o colesterol alto, obesidade, tabagismo, pressão alta e consumo excessivo de sal e sódio.

“A pressão arterial deveria ser medida a cada seis meses. Quem não é do grupo de risco (pessoas magras, que praticam atividade física) precisa fazer pelo menos uma vez ao ano”, alerta a conselheira da Sociedade Brasileira da Hipertensão Fernanda Colombo.

Os exames para combater as doenças do coração são simples: medir a circunferência da cintura, para calcular a gordura do corpo, medir a pressão arterial e também a quantidade de açúcar no sangue.

De acordo com um estudo da Economist Intelligence Unit, A prevenção pode reduzir a disseminação de doenças cardíacas. Taxas de tabagismo reduzidas, uma dieta melhor e outros esforços básicos de prevenção foram responsáveis por pelo menos metade da redução de AVC nos países desenvolvidos nas últimas décadas. O acréscimo de medidas secundárias de prevenção significa que uma grande maioria das doenças cardiovasculares são evitáveis.

com informações Jornal Hoje

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *