Vídeo do IBAMA mostra a morte de jacarés e peixes em São Félix do Araguaia pela seca; veja vídeo

Biólogos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IBAMA) foram filmados enquanto procediam o levantamento de repteis sobreviventes e retirá-los do espesso barro formado durante a tremenda seca que açoita a Ilha do Bananal, para depois levá-los aos pântanos mais próximos.

Quando o vídeo foi gravado, não chovia há 140 dias na região de São Félix do Araguaia, localizada em pleno centro do gigante amazônico.

Junto com a água desapareceram quase por completo as populações de peixes. Um total de 11 cidades da zona foram declaradas em estado de emergência e 27 estão em alerta por falta de água. O terrível vídeo mostra imagens apocalípticas de jacarés secos e de gado preso no varro junto a um grupo de lagartões, uns e outros esperando sua morte na Ilha do Bananal.

Este é o terceiro ano consecutivo de seca severa ao longo do rio Araguaia, a mais intensa e prolongada em toda sua bacia.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário