Começou a circular na internet, nesta quinta-feira (28), um vídeo fraudado em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece pedindo votos para “Marina”. Nas imagens, que recebem o título de “Lula apoia Marina”, o ex-presidente afirma que a conhece “há mais de 30 anos” e que ela seria a candidata mais preparada para “ampliar os programas sociais do governo federal”.

A Marina citada por Lula no vídeo é a candidata ao Senado pelo PT de Goiás, Marina Sant’anna. Mas, para confundir os eleitores, as imagens foram editadas e o logotipo da campanha da candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, aparecem no início e no fim do vídeo, inclusive com o número da presidenciável — 40.

A falha que revela que o vídeo foi manipulado aparece na legenda da fala de Lula. O áudio foi cortado, mas a legenda aparece de maneira completa e deixa claro que o ex-presidente pede votos para a candidata goiana.

— Tenho certeza de que ela é hoje a candidata mais preparada para ajudar a combater as desigualdades sociais em Goiás.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, convocou uma coletiva, para a tarde de hoje, para anunciar quais medidas judiciais serão adotadas contra o PSB e os responsáveis pelo vídeo fraudado.

A reportagem do R7 procurou os assessores de Marina Silva, mas estão todos reunidos no comitê de campanha central, em São Paulo.

Nos bastidores, a informação é de que o vídeo editado é um dos assuntos da reunião e que o partido deve se pronunciar ainda nesta quinta-feira.
Fonte: R7

Alan Alex

Alan Alex

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *