YouTube TV chega para abocanhar quem ainda não havia abandonado TV a cabo nos EUA

Os assinantes poderão realizar buscas e navegar por opções incluindo gênero, rede, sub-gêneros, filtro por destaques locais e pesquisas temáticas como “ficção científica”

O YouTube anunciou, nesta terça-feira (28), que irá lançar um serviço de TV por assinatura que oferecerá 40 canais de televisão. Considerando que a companhia é sinônimo de streaming de vídeo, a novidade pode ter um impacto gigantesco.

Por US$ 35 por mês, os assinantes do YouTube TV terá 43 canais ao vivo, de acordo com a lista atual. O número inclui redes locais, canais de notícias, como Fox News e MSNBC, de esportes, como Fox Sports e ESPN, de especialidades, como Syfy e National Geographic, e infantis, como o Disney Channel. O que está faltando? Todos os da Viacom e da Time Warner. Isso significa que não há CNN, Cartoon Network e mais um monte de canais populares. Ah, também não tem HBO. Os únicos canais adicionais são Fox Soccer Plus e Showtime.

canais-youtube-tvOs canais disponíveis no YouTube TV

Tem também um 44º canal no pacote – o YouTube Red. O serviço de assinatura que custa US$ 10 mensais já está funcionando há cerca de um ano e oferece conteúdo exclusivo de YouTubers e alguns filmes. Infelizmente, o maior benefício do Red – o fato de ele eliminar a publicidade dos vídeos – não faz parte do pacote do YouTube TV.

Baseado em tudo isso, o serviço não impressiona muito até agora. Mas uma área em que o YouTube pode ganhar terreno é nas opções DVR e de contas. O plano permite aos usuários gravar quantos programas eles quiserem, simultaneamente. Por enquanto, não haverá limite de espaço, e os vídeos ficarão salvos por nove meses.

Outra forma como o YouTube pode se destacar é por meio da ferramenta de pesquisa. Os assinantes poderão realizar buscas e navegar por opções incluindo gênero, rede, sub-gêneros, filtro por destaques locais e pesquisas temáticas como “ficção científica”.

Nesse momento, é tudo o que sabemos. Não é um serviço espetacular, mas a plataforma conhecida e as vantagens atuais podem fazer com que as pessoas deixem a TV a cabo de lado e assinem. Parece não haver diferentes tipos de pacote ainda, o que deixa as coisas mais simples. O YouTube Tv irá funcionar em televisões, navegadores, smartphones e tablets, oferecendo seis contas para cada assinatura, com três delas transmitindo simultaneamente por vez.

O YouTube TV não é uma iniciativa inédita. Nos Estados Unidos, já existem alguns serviços com características similares, como o DirectTV Now. O Hulu também está preparando uma solução similar, que será lançada em breve. Aqui no Brasil, os passos ainda são tímidos: o mais perto a que chegamos de transmissão de TV é o Globo Play (os conteúdos ao vivo são gratuitos, e com a assinatura é possível rever os programas e obter alguns acessos antecipados). O SBT é outro exemplo de canal brasileiro que faz streaming da programação ao vivo.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário